História do Carnaval
O Entrudo (ou Carnaval) tem as suas origens provavelmente nas antigas civilizações clássicas (na Grega - em honra de Dionisio; na Romana – em honra de Saturno) assumindo, conforme o período temporal, simbologias diferentes. Passo a explicar.
Durante o período Clássico, até ao inicio da era cristã, a comemoração do Entrudo servia para celebrar a passagem do Inverno e a entrada na Primavera. A Primavera assume aqui uma simbologia de libertação, renascimento e fertilidade, contrastando com um período de abstinência e reclusão traduzido pelo Inverno.
Com a entrada na era cristã, o Entrudo continua a assumir algumas das características das suas influencias clássicas, mas adaptada à “nova religião”.
O Entrudo desenvolve-se entre o Domingo da Septuagésima até à Quarta - Feira de Cinzas. Fortemente ligado ao período de abstinência para a Quaresma, o Entrudo envolve, contudo, um carácter libertador onde as brincadeiras e partidas levadas a cabo não são mais do que uma preparação para Quaresma, período de recolhimento e reflexão.
As festividades ligadas ao Entrudo derivam de região para região existindo, porém, alguns pontos em comum entre as festividades: as brincadeiras, o uso de mascaras e fantasias e... o excesso.
Levado possivelmente para o Brasil pelos portugueses, o Entrudo assumiu características muito próprias nesse país e uma importância extrema no calendário local.
Celebrado por uma boa parte dos países, o Entrudo, ou Carnaval como também é conhecido, é uma festa de cariz popular por excelência, de celebrações espontâneas e de concretização simples.
Actualmente, em várias regiões do nosso país, o Entrudo tradicional tem ficado descaracterizado fruto da importação de formas de festejo oriundas, por exemplo, do Brasil. Basta reparar na tipologia de fantasias e adereços utilizados que facilmente concluímos não se encontram de acordo com a época do ano, ainda fria, em que nos encontramos.
Como sugestão deixo-vos, por exemplo, o Carnaval de Torres Vedras e as festividades carnavalescas de Podence em Macedo de Cavaleiros.
Boas Festas e... juízo!
Sabias que…
• O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média?!
• O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval"?!
• Em 2005 o Carnaval de Salvador, Baía, Brasil, entrou no Guinness Book como a maior festa de rua do mundo?!
• O carnaval de Torres Vedras é um dos carnavais mais característicos e tradicionais de Portugal?!
• Os Caretos representam imagens diabólicas e misteriosas que todos os anos desde épocas que se perdem no tempo saem à rua nas festividades carnavalescas de Podence – Macedo de Cavaleiros?!
• Por todo o país o carnaval ou Entrudo se comemora de forma muito energética e diversificada?!
Fontes: http://apazdemarte.blogspot.com/2009_02_21_archive.html
http://caretosdepodence.no.sapo.pt/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval
http://www.carnavaldetorres.com/noticias/?id=19 - 12/02/2010
Prof. Narciso Serra
Read Users' Comments (0)