As Pirâmides do Egipto

Elas foram construídas há mais de 2500 anos e resistem até hoje. Cercadas de mistérios, despertam interesse de historiadores, arqueólogos e estudiosos de civilizações antigas. Como resistiram a tantos séculos? Que segredos guardavam dentro delas? Qual função religiosa exerciam na sociedade?
A religião do Egito Antigo era politeísta, pois os egípcios acreditavam em vários deuses. Acreditavam também na vida após a morte e, portanto, conservar o corpo e os pertences para a outra vida era uma preocupação. Mas somente os faraós e alguns sacerdotes tinham condições económicas de criarem sistemas de preservação do corpo, através do processo de mumificação.
A pirâmide tinha a função abrigar e proteger o corpo do faraó mumificado e seus pertences (jóias, objectos pessoais e outros bens materiais) dos saqueadores de túmulos. Logo, estas construções tinham de ser bem resistentes, protegidas e de difícil acesso. Os engenheiros, que deviam guardar os segredos de construção das pirâmides, planejavam armadilhas e acessos falsos dentro das contrições. Tudo era pensado para que o corpo mumificado do faraó e seus pertences não fossem acessados.
As pirâmides foram construídas numa época em que os faraós exerciam máximo poder político, social e económico no Egito Antigo. Quanto maior a pirâmide, maior seu poder e glória. Por isso, os faraós se preocupavam com a grandeza destas construções. Com mão-de-obra escrava, milhares muitas vezes, elas eram construídas com blocos de pedras que chegavam a pesar até duas toneladas. Para serem finalizadas, demoravam, muitas vezes, mais de 20 anos. Desta forma, ainda em vida, o faraó começava a planejar e executar a construção da pirâmide.
Ao encontrarem as pirâmides, muitas delas intactas, os arqueólogos se depararam com muitas informações do Egito antigo. Elas possuem inscrições hieroglíficas, contando a vida do faraó ou trazendo orações para que os deuses soubessem dos feitos realizados pelo governante.
Fonte: http://www।suapesquisa.com/historia/piramides/ - 20/02/2010
Ivo Lopes, Nº 9 - 5º E

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

A Batalha de São Mamede

«24 de Junho é a data provável mas pode dizer-se para se ser mais rigoroso que terá acontecido até 3 de Agosto, porque no documento de doação do couto do Mosteiro do Pedroso (na foto), é declarado o infante Afonso príncipe de todo o Portugal.
Vitória das forças aglutinadas da nobreza portucalense em torno de D. Afonso Henriques contra as de Fernão Peres de Trava, D. Teresa e do arcebispo de Compostela.
Contrariamente ao dito popular do "filho que bate na mãe", foram os cavaleiros fiéis a D. Teresa, vindos de Coimbra e de Viseu, que se dirigiram a Guimarães, para submeter D. Afonso Henriques. A batalha campal deu-se portanto perto daquele castelo.
Resultou dela a substituição dos detentores do poder no Condado, que escolheram o infante para seu chefe, recusando a aceitar a política que proclamava constituição de um reino que englobasse a Galiza e Portugal.
Pode pois considerar-se S. Mamede como a primeira pedra no edificar da independência de Portugal.
Uma tese, condenatória do jovem infante, pela sua atitude para com a mãe, após e Batalha de S. Mamede, aprisionando-a no castelo de Lanhoso, seria merecedora do "castigo divino" recebido anos mais tarde pelo seu próprio sofrimento após a derrota sofrida em Badajoz.
Sabe-se contudo por análise de documentos autênticos, que pouco tempo depois desta data já se encontravam ambos livres na Galiza». - Texto retirado na integra de “D. Afonso Henriques-1º Rei de Portugal”.
Fonte: http://gaibeus।blogspot.com/2007/02/batalha-de-smamede-1128.
हटमल -20/02/2010
Sara Vilarinho, Nº 17 - 5º D

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

8º Desafio - 4ª Semana (11/02/2010): Como sabemos que “chegamos” a França?!

Olá! Se respondeste a quarta hipótese (“porque observamos a torre Eiffel”), acertas-te!
«A Torre Eiffel é um dos símbolos franceses mais importantes, localiza-se na cidade de Paris e foi inaugurada a 31 de Março de 1889, para assinalar a Exposição Mundial que decorreu no ano do centenário da Revolução Francesa.
Os trabalhos de construção, onde participaram 300 operários, demoraram dois anos e dois meses. Projectada por Gustave Eiffel, começou a ser construída em 1887. É uma estrutura metálica que comporta três plataformas. A primeira fica a 57,63 metros do solo, a segunda a 115,73 metros e a terceira a 276,13 metros. A torre tem uma altura total, incluindo a antena emissora de televisão, de 320 metros. Em Novembro de 2000, foi montada uma nova antena de televisão e rádio que fez a altura total passar para 324 metros. A altura da torre varia 15 centímetros em função da temperatura e quando está muito vento pode balançar até doze centímetros. Para subir a torre é preciso vencer 1665 degraus. Até 1929, foi o edifício mais alto do mundo. Nesse ano, perdeu o estatuto para o prédio da Chryler em Nova Iorque, que tinha mais sete metros. A torre pesa cerca de 10 100 toneladas e na sua construção foram utilizadas 18 000 peças de ferro e 2,5 milhões de rebites. Todas as peças estão fixadas por rebites. Só em tinta há a registar um peso de 40 toneladas. Os pilares da torre estão assentes em fundações instaladas no subsolo. A Torre Eiffel, também conhecida por "Dama de Ferro", abriga nos seus três pisos um restaurante, um cinema e um pequeno museu de cera. Cerca de seis milhões de visitantes por ano fazem deste monumento o mais visitado do mundo. No primeiro ano, foram registados dois milhões de visitantes. No total, já perto de 200 milhões de turistas passaram pela torre, que pertence actualmente ao município de Paris. A torre está dotada de uma série de elevadores para fazer subir os visitantes. Os originais eram todos hidráulicos. Os elevadores dos pilares Este e Oeste foram substituídos em 1899 e modernizados em 1986. O elevador do pilar Sul foi desactivado em 1900 e apenas substituído em 1983 por um exclusivo para clientes do restaurante. O elevador do pilar Norte foi substituído em 1965 por um eléctrico e este posteriormente modernizado, em 1995. O elevador hidráulico central que não opera no Inverno, foi substituído em 1983. Nas fachadas dos quatro pilares da Torre Eiffel, estão inscritos os nomes de 72 cientistas, que Gustave Eiffel quis homenagear. Os seus nomes foram apagados no início do século numa altura em que a torre foi pintada, mas entre 1986 e 1987 voltaram a ser inscritos». - Texto retirado na integra de Infopédia.
Fontes: http://www।infopedia।pt/$torre-eiffel
- 24/02/2010
Prof. Narciso Serra

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

7º Desafio - 4ª Semana (11/02/2010): Quem é o “Adamastor” que aparece nos Lusíadas, de Luís Vaz de Camões?!

Olá! Se respondeste a primeira hipótese (“uma figura mitológica”), acertas-te!
Com efeito o Adamastor é uma figura mitológica que surge no imaginário da nossa literatura através de Luís Vaz de Camões na sua obra “Os Lusíadas”. Foi, segundo o escritor, o Gigante Adamastor (uma figura mitológica criada por Camões para significar todos os perigos, as tempestades, os naufrágios e “perdições de toda sorte”) que os portugueses tiveram de enfrentar e transpor nas suas viagens.
Como base para a criação da sua personagem, Luís de Camões utilizou o imaginário e a tradição mítico-religiosa da cultura greco-romana.
Fontes: http://oslusiadas.no.sapo.pt/episodio14.html - 24/02/2010
Prof. Narciso Serra

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS